Phantom Gate Community - HIM PT
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Phantom Gate Community - HIM PT

Primeira Comunidade Portuguesa de Fãs de HIM
 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 SCOTT KELLY - 7 de Março - Prime Artist News

Ir para baixo 
AutorMensagem
tatianaf
Soul on Fire
tatianaf


Mensagens : 3043
Data de inscrição : 28/04/2009
Idade : 42
Localização : Lisboa

SCOTT KELLY - 7 de Março - Prime Artist News Empty
MensagemAssunto: SCOTT KELLY - 7 de Março - Prime Artist News   SCOTT KELLY - 7 de Março - Prime Artist News Icon_minitimeTer Dez 21, 2010 5:35 pm

SCOTT KELLY
7 de Março - Santiago Alquimista

1ª parte: Orthodox

Abertura de Portas - 21h00
Inicio do Espectáculo - 21H30

“Peso nem sempre é sinónimo de guitarras barulhentas”, disse o influente Stephen O' Malley, dos Sunn O))) à revista Guitar World em Fevereiro de 2006. “É uma vibração. É uma densidade de energia. O Miles Davis era pesado. O Johnny Cash era pesado”. De facto, o peso na música não é tão definido pelos níveis de volume como pela atitude e a tal vibração que transmite. «The Wake», o segundo disco a solo de SCOTT KELLY, é verdadeiramente pesado e não tem um grama de distorção. Acompanhando a voz apenas com uma enorme vontade de deitar tudo cá para fora e uma guitarra acústica, com a qual cria ambientes fantásticos e capazes de fazer corar grande parte das bandas de pós-rock que por aí andam, o guitarrista dos Neurosis vai pisar pela primeira vez solo nacional em mais de duas décadas de carreira e trazer as suas canções de folk pós-apocalíptico ao Santiago Alquimista, no próximo dia 7 de Março. Magnetismo emocional, contemplações acerca da existência terrena via falhas com que qualquer pessoa, com um coração que bata, se consegue identificar sem grande esforço – umas amorosas e outras bem menos nobres.

O doom metal pode estar para sempre associado ao buraco negro que a realidade é para muita gente, mas um género tão vasto e abrangente teria de dar origem a excepções à regra. Neste caso, os espanhóis ORTHODOX – a música que fazem é uma ode à vibração e cor do dia-a-dia. Oriundos de Sevilha, abraçam com toda a força a tradição Andaluz e, entre o misterioso, o intrigante e o envolvente, são uma das propostas mais interessantes e desafiantes saídas do movimento doom nos últimos anos. Há riffs pesados e distorcidos q.b., mas também há muito mais além disso na música do trio - condimento étnico, uma vincada imagética católica e uma inteligente utilização de elementos externos à tendência e que tanto cheiram a free jazz como a uma banda-sonora pensada para David Lynch. Em palco o filme faz-se ao vivo e a cores, assinado por músicos que escolheram um paradoxo para designar aquilo que fazem – tudo menos o mais ortodoxo. Aconselhável a pessoas com mente aberta e a todos os que gostam de música experimental e interpretada com o feeling certo.




BIOGRAFIA SCOTT KELLY

Scott Michael Kelly é vocalista, guitarrista e um dos elementos fundadores dos influentes Neurosis, banda oriunda de Oakland, na Califórnia, que durante os últimos vinte anos se transformou numa das mais influentes e respeitadas nas franjas mais experimentais da música extrema. Kelly cita como influência nomes tão diversos como Black Flag, Pink Floyd, Amebix, Jimi Hendrix, King Crimson, Celtic Frost ou Hank Williams e grava música desde 1985, tendo assinado mais de uma dezena de títulos com os Neurosis, Tribes of Neurot, Blood And Time e também a solo.

É co-proprietário da Neurot Recordings e, em conjunto com alguns amigos, ajuda a dirigir a Combat Music Radio online. É colaborador regular dos Mastodon (participou em três canções de três discos diferentes) e, desde 2008 faz também parte dos muito aplaudidos Shrinebuilder, ao lado de outros músicos com créditos firmados na cena doom/stoner/sludge como Scott “Wino” Weinrich (dos The Obsessed, St. Vitus, Spirit Caravan e The Hidden Hand), Al Cisneros (dos Sleep, OM) e Dale Crover (dos Melvins). O primeiro disco deste super-projecto foi editado em Outubro de 2009, recebendo um aplauso unânime por parte da crítica e do público.

No ano anterior, o músico já havia sacado da cartola o seu segundo registo a solo e as reacções não se fizeram esperar. À semelhança do grupo que o mostrou ao mundo, o jogo criativo foi mudando progressivamente à medida que os anos foram passando e fomos acompanhando o seu crescimento através dos discos a que foi dando tudo de si desde 1985. Duas décadas de dedicação total à arte musical, colaborações com gente tão respeitada como Steve Albini e Jarboe, discos incontornáveis como «Through Silver In Blood», «Times Of Grace» ou «A Sun That Never Sets» e concertos que, apesar de raros, ficam marcados na memória de quem os vê.

Inicialmente inspirados pela selva urbana, os Neurosis transformaram-se numa proposta significativamente mais primitiva e atingiram um nível sublime de minimalismo, cuja honestidade aos sentimentos e às emoções os destaca de muita da música que se faz actualmente. Scott Kelly, ele próprio, seguiu um caminho evolutivo muito semelhante. Um nativo da Bay Area de São Francisco vive há já alguns anos na região sul do Oregon, uma área rural que teve um impacto enorme nas canções que gravou para «The Wake». Separado da estreia a solo «Spirit Bound Flesh», por sete anos, o guitarrista escreveu uma verdadeira ode aos elementos – terra, vento, fogo, água – que são também a obsessão da sua banda de sempre. A interpretação é mais calma, como é óbvio, mas a sua voz e a sua guitarra são uma óptima prova de que a música pode perfeitamente ser pesada sem ser barulhenta.




BIOGRAFIA ORTHODOX

Os Orthodox são um trio espanhol, de Sevilha, que funde doom metal com elementos jazz e tradicionais da Andaluzia, região de que são oriundos e que desempenha um papel fulcral na sua sonoridade. Com um conceito estabelecido desde cedo, tendo por base o imaginário da religião católica, a música, as letras e os espectáculos são um instrumento para o desenvolvimento de um universo que tem tanto de opressivo como de envolvente. Diz a lenda que os músicos já tinham tocado em diversas bandas do underground espanhol – são mencionados nomes desconhecidos como Tierra, Degüello ou The Forge – mas foi só com os Orthodox que sentiram liberdade suficiente para darem largas à sua imaginação e criação.

Desde que começaram a tocar juntos, no Inverno de 2004 para 2005, o baixista e vocalista Marco Serrato Gallardo, o guitarrista Ricardo Jimenez Gómez e o baterista Borja Diaz Vera têm vindo a criar uma personalidade muito distinta e sem qualquer preocupação com os padrões pré-estabelecidos para a sonoridade em que se movem. Isso nota-se de forma evidente na música que fazem e, sobretudo, nos últimos três discos que gravaram – «Amanecer en Puerta Oscura» de 2007, «Sentencia» de 2009 e o EP «Matse Avatar» de 2010.

Quando, poucos meses depois de se terem juntado para os primeiros ensaios, gravaram os dois temas colossais de «Gran Poder», já sabiam exactamente aquilo que queriam – fazer doom com um twist. As referências aos Black Sabbath, Melvins e Sleep ainda eram óbvias, mas a sua peculiar visão do folclore religioso local já fazia notar uma vontade de fugir à norma. O disco garantiu-lhes um contrato com a Southern Lord e «Amanecer en Puerta Oscura» apanhou toda a gente de surpresa com o seu compasso ultra-lento e uma panóplia de sons que tanto invocam os Black Sabbath como John Coltrane, Ornette Coleman, Ennio Morricone ou Sun Ra. Foi este lado mais experimental, mais free jazz, que levaram ao extremo em «Sentencia», com «Matse Avatar» a recuperar a estrutura ríffica e o ambiente litúrgico dos dois primeiros lançamentos. Repetição obsessiva, minimalismo, feedback, distorção e drones que apelam tanto ao primitivismo como à euforia.



Preço dos bilhetes: 18,00 Euros


Ir para o topo Ir para baixo
http://tatianaf.buzznet.com
tatianaf
Soul on Fire
tatianaf


Mensagens : 3043
Data de inscrição : 28/04/2009
Idade : 42
Localização : Lisboa

SCOTT KELLY - 7 de Março - Prime Artist News Empty
MensagemAssunto: Re: SCOTT KELLY - 7 de Março - Prime Artist News   SCOTT KELLY - 7 de Março - Prime Artist News Icon_minitimeQua maio 25, 2011 4:03 pm

Ir para o topo Ir para baixo
http://tatianaf.buzznet.com
 
SCOTT KELLY - 7 de Março - Prime Artist News
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» HIM Make - Up Artist and Style Tutorials
» HIM Portugal Street Team (Official)
» Slayer/Megadeth 30 de Março 2011 Pavilhão Atlântico
» Simple Plan + We The Kings 11 de Março 2012 C. Lisboa
» HIM - General News 2012

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Phantom Gate Community - HIM PT :: Outro :: Concertos-
Ir para: