Phantom Gate Community - HIM PT
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Phantom Gate Community - HIM PT

Primeira Comunidade Portuguesa de Fãs de HIM
 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Eu sei o que sonhaste ontem à noite...

Ir para baixo 
+4
Slavemyheart
LadyofSins
vampire heart
Lady Amdis
8 participantes
AutorMensagem
Lady Amdis
Admin
Lady Amdis


Mensagens : 230
Data de inscrição : 04/09/2007
Localização : Lisboa, Portugal

Eu sei o que sonhaste ontem à noite... Empty
MensagemAssunto: Eu sei o que sonhaste ontem à noite...   Eu sei o que sonhaste ontem à noite... Icon_minitimeQua Set 12, 2007 8:36 pm

Desde há muito tempo que os seres humanos se sentem fascinados pelos sonhos e pelos seus significados. No inicio dos tempos acreditava-se facilmente que os sonhos eram uma forma de comunicar com os deuses. Contudo, hoje em dia, este não é o pensamento...

Psicologia dos Sonhos

Qualquer estudo sobre sonhos se baseia nas teorias do psiquiatra Sigmund Freud e Carl Jung.

Como sabemos, a mente consciente é aquela que funciona quando estamos acordados e que detém os pensamentos e imagens que passam pela mente de uma pessoa quando esta está consciente. No entanto, também existe a mente insconsciente, ou seja, aquela que se refere a pensamentos, sentimentos e memórias reprimidos dos quais a pessoa não tem total consciencia.

Os psicologos acreditam que o inconsciente influencia as emoções e comportamentos, mas não se pode ter acesso a ele quando se quer. Normalmente são a hipnose, a associação livre e a meditação que nos permitem alcançar o inconsciente, mas o principal metodo de acesso são os sonhos.

Freud defendia que a mente funcionava num nível primário e num secundário. Durante o acto de sonhar ocorre um 'processo primário', no qual os desejos ou medo insconscientes do individuo são transformados nos simbolos que aparecem no sonho. O processo secundário é no qual existe uma repressão destes impulsos e símbolos pela mente consciente que acorda.

Jung concordava com Freud quanto ao facto dos sonhos representarem, normalmente, a mente insconciente, contrudo questionava se os sonhos seriam somente produto de experiências pessoais do individuo. Jung considerava que os sonhos eram altamente simbolicos e não deviam ser vistos apenas pelo que aparentavam ser. Os sonhos incluem mensagens codificadas e quanto mais se descodifica as mensagens melhor se poderia entender a vida pessoal e emocional.

Portanto sonhar será uma coisa boa? O que acham dos Sonhos? Acreditam que o seu significado é algo lógico e que o podemos aplicar na nossa vida?

Partilhem os vossos sonhos connosco!
Ir para o topo Ir para baixo
vampire heart
Admin
vampire heart


Mensagens : 719
Data de inscrição : 04/09/2007

Eu sei o que sonhaste ontem à noite... Empty
MensagemAssunto: Re: Eu sei o que sonhaste ontem à noite...   Eu sei o que sonhaste ontem à noite... Icon_minitimeQua Set 12, 2007 8:55 pm

Bem, eu vou fazer de conta que nao estudo Psicologia e dar uma resposta o mais imparcial possivel e nao fazer discursos demasiado formais lol de facto que desde os tempos remotos ate agora que ha um grande interesse pelo estudo dos sonhos, mas foi com a grande obra de Freud, Interpretaçao dos Sonhos, que houve, digamos assim, uma explosao a nivel da investigaçao sobre essa tematica.
Freud tinha razao em muita coisa na sua teoria, contudo essa mesma teoria é facilmente refutavel (pronto, se calhar nao vou conseguir ser tao imparcial quanto o que queria) visto que qualquer teoria que se baseie num unico principio, passa a ser denominada de pseudo teoria visto que nao tem uma base solida. Ora como todos certamente sabem, a teoria de Freud é unica e exclusivamente baseada num unico ponto-chave: a libido.
Portanto se querem perder tempo a tentar interpretar os vossos sonhos de acordo com a perspectiva de Freud, digo-vos que se vao divertir imenso. Radicalizando os factos, era algo como uma rapariga sonhar que bateu com a cabeça num candeeiro e começou a sangrar do nariz... ora para Freud o candeeiro significaria certamente o orgao genital masculino, e o sangue a menstruaçao da rapariga.. analisando ao promenor iriamos constatar energia sexual reprimida, topico preferido de Freud.
Em relaçao a minha opiniao pessoal, de facto os sonhos escondem sempre uma parte de verdade, algo que experienciamos ou que desejariamos experienciar, contudo a informaçao é depois filtrada e codificada (por isso é que sonhamos na maioria das vezes com coisas sem nexo). E nao sei se ja repararam nisto, mas a maioria dos nosso sonhos envolvem coisas estupidas e que julgamos insignificantes no nosso dia a dia. Por exemplo, informam-me hoje que uma pessoa que eu conheço faleceu, fico abatido, triste... amanha ou depois de amanha vou ao funeral, e no caminho do funeral vejo, por exemplo um miudo a andar d bicicleta com um saco as costas.... nessa noite sera mais provavel eu sonhar com esse miudo do que propriamente com a pessoa minha conhecida que morreu... porque? para nos proteger provavelmente do sofrimento psicologico, tentando reprimir a informaçao...
Com isto tudo quero dizer que os sonhos tem a sua particular funçao (que ainda nao é totalmente clara) e o seu significado, todavia tambem acho que as pessoas nao se devem prender em demasia com os sonhos que tem... pois os sonhos nao revelam necessariamente o que somos, um assassino pode sonhar que ta a correr num belo jardim de rosas, e uma pessoa dita normal sonhar que mata tudo e todos e depois ainda faz uma festa. Portanto nao se prendam em demasia com isso, leiam essas revistas cor-de-rosa com interpretaçao de sonhos na desportiva e para se divertirem um bocado...
Um outro aspecto que eu acho engraçado no campo dos sonhos, nao sei se costumam ter, sao os sonhos lucidos, em que nos no sonho sabemos que estamos a sonhar, e podemo controlar o sonho..isto acontece-me muita vez, e é engraçado. Wink
Queria-vos perguntar tambem, apenas por curiosidade, se no sonho voces veem-se a voces proprios como numa tela televisiva (voces veem-se no sonho..a movimentar-se...) ou se no sonho veem as coisas como quando estao acordados?
Ir para o topo Ir para baixo
LadyofSins
HIM Fan



Mensagens : 13
Data de inscrição : 17/09/2007

Eu sei o que sonhaste ontem à noite... Empty
MensagemAssunto: Re: Eu sei o que sonhaste ontem à noite...   Eu sei o que sonhaste ontem à noite... Icon_minitimeQua Out 03, 2007 3:56 pm

Sonhos costuma ser dos meus temas favoritos, é algo que sempre me intrigou bastante. Quanto ao desvendarmos o que está por detrás do sonho o seu significado para mim é dificil pois muitos dos meus sonhos para além de parvos são confusos, e eu não acredito naquelas "revistas cor de rosa" ou aquela brasileiras que vêm a falar dos sonhos. Eu na minha opinião acho que sim alguns livros realmente ajudam a compreender os sonhos, mas é só isso ajudar, o próprio signficado do sonho tem de ser interpretado pela pessoa. Se é algo que se posso chamar premonição, se é uma memória reprimida da infância ou adolescência ou se, como já aconteceu comigo, é, possivelmente, algum indicio de vida passada. Ou então se é apenas um sonho sem qualquer significado.
Nunca fui pessoa de interpretar sonhos, só interpretei um, que considero o sonho mais "vivo" que tive, e por acaso essa interpretação saiu certa.

Quanto á tua pergunta Vampire Heart, eu quando sonho, sonho sempre como se estivesse mesmo a viver aquilo, consigo sentir todos os movimentos que faço, se cortar, digamos, os pulsos sou capaz d sentir uma enorme dor mesmo que seja só em sonho e caso, por exemplo, abraçe alguem sou capaz d sentir o abraço tal como sentiria se estivesse acordada. lol
Ir para o topo Ir para baixo
Slavemyheart
Salt In Our Wounds
Slavemyheart


Mensagens : 56
Data de inscrição : 18/09/2007
Localização : Portugal

Eu sei o que sonhaste ontem à noite... Empty
MensagemAssunto: Re: Eu sei o que sonhaste ontem à noite...   Eu sei o que sonhaste ontem à noite... Icon_minitimeQua Out 03, 2007 8:42 pm

Bem, este tema é realmente muito interessante. Mas, na minha opinião, penso que os sonhos são apenas produtos da nossas vivências diárias e a sua interpretação não nos dará respostas algumas. Não acredito que sonhos nos transmitam memórias passadas ou vivências futuras. São apenas pensamentos confusos e simbólicos do nosso subconsciente. Assim, penso que andar a interpretar sonhos por 'livrinhos' que se dizem saber muito não vale nada, muito menos fazer filmes e interpretar à nossa maneira. Não passa de uma perda de tempo.
Normalmente os meus sonhos são sempre muito confusos e nunca experenciei um 'sonho lúcido'. Vejo o sonho pelos meus olhos, como se estivesse acordada, mas não consigo agir de acordo com a minha vontade. É como se estivesse a assistir ao sonho através do meu interior. Mas gostava de ter um desses 'sonhos lúcidos', deve ser interessante! lol
Ir para o topo Ir para baixo
Xteila
HIM Fan
Xteila


Mensagens : 6
Data de inscrição : 04/10/2007
Idade : 40
Localização : Ovar, Portugal

Eu sei o que sonhaste ontem à noite... Empty
MensagemAssunto: Re: Eu sei o que sonhaste ontem à noite...   Eu sei o que sonhaste ontem à noite... Icon_minitimeQui Out 04, 2007 10:17 pm

Como qualquer outro tema ligado às artes obscuras e ao ocultismo, este é um dos meus assuntos favoritos.
Talvez este seja um tema um pouco controverso, mas na minha propria experiencia e vivencia, posso dizer que os sonhos retratam efectivamente coisas vividas ou nesta vida, ou em anteriores ou até mesmo nos podem retratar de forma camuflada coisas que estão para nos acontecer.
É obviamente necessário um estudo aprofundado sobre a questão para que se consiga traduzir ou interpretar um sonho correctamente, pois, para além dos acontecimentos que visualizamos estarem camuflados e todo e qualquer detalhe faça a diferença na sua interpretação o proprio dia, quer a sua numerologia ou dia da semana podem marcar a diferença.
Posso dizer que já fiz algumas interpretações bastante correctas em relação à minha propria vida, quer passada quer presente, assim como de outras pessoas,mas o processo de interpretação não é facil.
Sei, contudo que muitos poderão achar este tema ou o facto de se conseguir obter informação através dos sonhos um motivo de gargalhada, mas não tenho qualquer importancia com isso, pois quem me conheçe, e existe pessoas que sim, dentro desta comunidade, sabem do que falo.
Mas é claro que respeito, mesmo assim, todos aqueles que se desinteressam pelo assunto, pois como é de habito se dizer "não somos todos iguais e se fossemos, perdia a piada" lol.


Xteila <3
Ir para o topo Ir para baixo
ShAd0w_light
Ressurection
ShAd0w_light


Mensagens : 104
Data de inscrição : 29/10/2007
Idade : 35

Eu sei o que sonhaste ontem à noite... Empty
MensagemAssunto: Re: Eu sei o que sonhaste ontem à noite...   Eu sei o que sonhaste ontem à noite... Icon_minitimeQua Out 31, 2007 11:14 pm

É um tópico interessante...

Os meus sonhos também são sempre muito confusos e sem lógica absolutamente nenhuma mas por vezes há alguns(muito raros) que parecem mesmo reais e quando acordo pergunto-me se realmente não aconteceram. Tipo um que aconteceu há pouco tempo: no sonho eu levantava-me, olhava para o relógia, saía de casa e até reparava que o estendal da vizinha tinha lá alguma roupa a secar,depois voltava a entrar em casa e voltava a deitar-me.Quando acordei,a primeira coisa que fiz foi sair de casa e verificar se a vizinha tinha roupa estendida.lool...por acaso até tinha mesmo...

costumo ter bastantes sonhos lúcidos,são engraçados mas nem por isso se tornam menos confusos.

Geralmente nos sonhos sinto mesmo tudo na 1a pessoa,pelos próprios olhos mas em alguns sonhos não consigo ver as caras quando vejo algumas pessoas,é como se estivesse a olhar para o sol,vejo tudo brilhante e ofusca-me...
Ir para o topo Ir para baixo
night_dreamer
The Heartless
night_dreamer


Mensagens : 35
Data de inscrição : 29/10/2007
Idade : 39

Eu sei o que sonhaste ontem à noite... Empty
MensagemAssunto: Re: Eu sei o que sonhaste ontem à noite...   Eu sei o que sonhaste ontem à noite... Icon_minitimeQui Nov 01, 2007 1:08 am

Eu acho que já vivi todo o tipo de sonhos que existem lol, e quando acordo tenho sorte de ser daquelas pessoas que se lembra sempre dos sonhos.

Já tive sonhos bastante assustadores por se confundirem com a realidade;
ja tive sonhos em que ao acordar consigo sentir por exemplo como se tivesse acabado de estar de mãos dadas com alguem, enquanto acordo dum sonho onde estive de maos dadas com alguem;
ja tive sonhos com pessoas a darem-m conselhos, em relação a cenas que me preocupam na altura;
já passei um dia inteiro alimentada pela energia de um sonho bom, que por ter parecido tão real pereceu que o tinha vivido mesmo;
já tive em sonhos onde estava consciente de que estava a sonhar;
já acordei sem saber se tinha estado a sonhar ou se o sonho tinha realmente acontecido;
tja tive sonhos sem sentido nenhum e sonhos relacionados com coisas que tinha vivido durante o dia;
e já tive sonhos promonitorios....
tambem ja interpretei sonhos, mas como diz a Slavemyheart, acho que não se pode interpretar sonhos atraves de livros, pode ajudar mas isso depende de pessoa para pessoa, os sonhos são demasiado pessoais.
De que me lembre só ha um tipo de sonho que não sei se alguma vez tive, um relacionado com vidas passadas, o que até gostava de ter porque gostava de saber que tipo de pessoa fui na outra vida.

Em relação á questão do Vampire Heart, nos sonhos que me parecem reais eu vejo como se estivesse acordada, já nos outros varia.
Ir para o topo Ir para baixo
ZeCorvo
Beyond Redemption
ZeCorvo


Mensagens : 165
Data de inscrição : 22/10/2008
Idade : 37
Localização : Vila Real(2ª a 6ª)/ Amarante(fim de semana)

Eu sei o que sonhaste ontem à noite... Empty
MensagemAssunto: Re: Eu sei o que sonhaste ontem à noite...   Eu sei o que sonhaste ontem à noite... Icon_minitimeQua Jan 28, 2009 12:59 am

A questão dos sonhos lúcidos é interessante! tenho frequentemente sonhos lúcidos, mas quando acordo fico confuso porque na minha ideia ou bem que se sonha e assistimos a uma acção como predestinada, ou bem que se está a pensar e a modificar o decorrer do sonho... fico feliz por não ser o único lol!

Também acho uma certa piada a sonhar com pessoas, que tem uma cara completamente diferente da realidade, mas saber que é determinada pessoa que eu conheço mesmo não sendo em nada semelhante... atrofia-me um bocado lol!

Uma coisa que me acontece (embora com pouca frequência), é aquilo que se chama (julgo eu) de deja-vu... Não estou muito informado sobre isso, espero portanto não escrever barbaridades sobre o assunto, mas o que acontece é uma coisa do estilo, sonhar com uma conversa, uma piada, uma situação qualquer do quotidiano, muito simples, sem significado. Passado uns dias essa situação decorre enquanto eu estou acordado,exactamente com as mesmas palavras. Já me aconteceu sonhar com uma conversa que acabei mesmo por ter com o meu pai. Com uma falta que acabei por cometer num jogo de futebol com os amigos, mais recentemente com uma bola de neve que levei na cara, atirada pela mesma pessoa com a qual sonhei,dizendo exactamente as mesmas palavras que no sonho... enfim.... não sei se acontece também com algum de vocês... mas agora que li este tópico sobre sonhos fiquei curioso em saber...
Ir para o topo Ir para baixo
night_dreamer
The Heartless
night_dreamer


Mensagens : 35
Data de inscrição : 29/10/2007
Idade : 39

Eu sei o que sonhaste ontem à noite... Empty
MensagemAssunto: Re: Eu sei o que sonhaste ontem à noite...   Eu sei o que sonhaste ontem à noite... Icon_minitimeQua Jan 28, 2009 4:02 pm

ZeCorvo escreveu:

Uma coisa que me acontece (embora com pouca frequência), é aquilo que se chama (julgo eu) de deja-vu... Não estou muito informado sobre isso, espero portanto não escrever barbaridades sobre o assunto, mas o que acontece é uma coisa do estilo, sonhar com uma conversa, uma piada, uma situação qualquer do quotidiano, muito simples, sem significado. Passado uns dias essa situação decorre enquanto eu estou acordado,exactamente com as mesmas palavras.

Eu costumo chamar a isso premonições. Deja-vu acho que está relacionado com as vidas passadas... acho eu, pelo menos foi como sempre vi a coisa!
Por exemplo já estive na situação de ouvir uma conversa entre duas amigas, e eu sabia exactamente o que é que cada uma delas estava prestes a dizer. Foi estranhissimo e só me aconteceu uma vez. No entanto não me lembro de ter sonhado com isso. E sinceramente não sei que nome dar a essa situação!
Depois existe aquela sensação de estar num sitio e ter a sensação que já lá se esteve, ou estar a fazer algo com a sensação que já se fez. A essas situações chamo de deja-vu.

Não sei se me expliquei bem lol! Mas enfim tentei mostrar o meu ponto de vista meio marado sobre o assunto!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Eu sei o que sonhaste ontem à noite... Empty
MensagemAssunto: Re: Eu sei o que sonhaste ontem à noite...   Eu sei o que sonhaste ontem à noite... Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Eu sei o que sonhaste ontem à noite...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Uma Voz Na Noite

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Phantom Gate Community - HIM PT :: Outro :: Assuntos Gerais-
Ir para: